Após o paciente receber o diagnóstico de diabetes, poderá haver um momento em que o médico indicará uso da insulina. Isso não quer dizer que a situação esteja piorando, mas, sim, que esse tratamento se tornou necessário para um melhor controle da glicemia.

Uma vez feita essa indicação, o uso da insulina deve ser iniciado com orientação de um profissional da saúde, preferencialmente de um enfermeiro, pois assim o paciente receberá informações seguras sobre a sua utilização e terá a oportunidade de esclarecer dúvidas. Até lá alguns cuidados podem ser tomados:

- Preste atenção no tipo de insulina que seu médico prescreveu: ela poderá ser de ação longa (aspecto leitoso) ou rápida (transparente). Atente para o horário em que cada uma deve ser utilizada.

- Observe se a insulina está dentro do prazo de validade. lnsulinas fora do prazo de validade não farão efeito sobre a glicemia. Após a abertura do frasco, o prazo para utilização é de 28 dias em temperatura ambiente.

- A insulina em utilização, seja caneta ou frasco, não precisa ser armazenada na geladeira, mas não deve ser exposta a temperaturas muito altas ou baixas. A insulina de reserva deve ser armazenada dentro geladeira, na prateleira acima da gaveta de verduras, nunca na porta ou próximo ao congelador.

- Observe a graduação da caneta ou seringa que está sendo utilizada. Ela poderá ter variações de 0,5 UI, 1 UI ou 2 UI (UI = unidade internacional), evitando, assim, erros na dose a ser administrada.


Na hora da aplicação, algumas recomendações para o procedimento correto:

- Lavar bem as mãos e o local a ser aplicado, com água e sabão, e esperar secar antes da aplicação.

- Escolha o local da injeção, respeitando o rodízio de aplicação para prevenir a lipodisdrofia, que é a perda do tecido gorduroso no local onde se recebe múltiplas aplicações da injeção, pois pode alterar a absorção da insulina e ocasionar a alteração do valor de glicemia.

- Os locais mais indicados são: ao redor do umbigo (com uma distância mínima de 2 cm em relação a ele) e na face externa da coxa, pois é mais fácil a visualização. Quando a aplicação for feita por outra pessoa, pode ser feita na região posterior do antebraço e na porção superior do glúteo.

- Selecione a dose da insulina prescrita pelo médico na caneta ou aspire a dose na seringa, não se esquecendo de retirar a tampa plástica que protege a agulha antes da aplicação.

- A agulha deve atingir o tecido subcutâneo (gordura) e não o músculo. Por isso, algumas vezes é necessário fazer uma pinça com os dedos no local a ser aplicado. Quando utilizar a caneta, deve ser feito um ângulo de 90 graus em relação à pele.

Por fim não se esqueça do descarte de agulhas e seringas. Coloque-as num recipiente rigido, com tampa, evitando que alguém possa se contaminar com o material usado durante a manipulação do descarte. Quando os recipientes estiverem cheios, podem ser encaminhados a um posto de saúde ou a um hospital próximo para o descarte adequado.

Se tiver qualquer dúvida nas etapas do processo procure sempre o seu médico ou o profissional de saúde que fez a sua orientação para esclarecimento.

Fonte: Boletim do Centro de Diabetes do Hospital Sírio-Libanês. 7ª. edição -2012. Por Mariana Matzenbacher dos Santos, Enfermeira Assistencial e do Centro de Diabetes do HSL, COREN 88.406.

As informações acima têm caráter meramente informativo. Elas não substituem o aconselhamento e o acompanhamento de médicos, nutricionistas, psicólogos, profissionais de educação física e outros especialistas.

==========================================

Conheça e realize o download do Aplicativo para smartphones "Educação em Diabetes": http://on.fb.me/11dPUwB

Aplique os wallpapers temáticos "Tenho Diabetes" em seu smartphone: http://on.fb.me/ZtRhGZ

==========================================

Curta a página da Clínica Christiane Sobral no Facebook: http://www.facebook.com/christiane.sobral
Siga também no Twitter: http://twitter.com/Diabetes_Brasil

Exibições: 595

Tags: Christiane, Hospital, Sobral, Sírio-Libanês, aplicativo, bomba, de, diabetes, dm1, dm2, Mais...educação, em, endocrinologia, endocrinologista, glicemia, http://www.hospitalsiriolibanes.org.br, insulina, paulo, saúde, smartphone, são, wallpapers, www.hungarian.com.br

Comentar

Você precisa ser um membro de Já Mediu? para adicionar comentários!

Entrar em Já Mediu?

© 2014   Criado por Diego Trindade.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço